sexta-feira, 25 de março de 2011

Ai, cultura...

"Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro."
( Albert Camus )

Para Albert Camus a cultura era algo de fundamental para a existência do ser humano e mesmo para a sua formação, enquanto indivíduo sociável.

Nunca estas palavras se aplicaram, tanto, a um Concelho como o de Salvaterra de Magos. A Cultura é inexistente num Concelho ávido de saber; a liberdade, na sua verdadeira ascensão, também não existe. Diria que se procura - todavia não se encontra porque está escondida por detrás de qualquer redoma.


Não é de estranhar o êxodo, aos fins de semana, de pessoas que se deslocam ao Concelho mais próximo, com dois Centros Culturais, para poderem assistir à sétima arte já que se encontram privados de o fazer no seu Concelho. Continua-se a maltratar aquilo que tanta sapiência pode trazer a um Concelho onde o tema é “acultura-te porque de mim, edilidade, não levas nada”.

João Maria Filipe
Vice-presidente da CPS-PSD/Salvaterra


Salvaterra... na fossa!

Deixo aqui uns dados interessantes:

POPULAÇÃO SERVIDA POR SISTEMAS DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS:

Almeirim - 95%

Benavente - 95%

Salvaterra de Magos - 65%


Claro... nisto como em tantos outros índices, Salvaterra está entre os piores, no fundo da escala!

Com uma percentagem tão grande de munícipes a usar as fossas cépticas, bem podemos dizer que Salvaterra é um concelho.... NA FOSSA!!!

quinta-feira, 24 de março de 2011

A empresária Salomé Rafael eleita presidente da Nersant

Salomé Rafael toma posse como presidente da Nersant a 30 de Março
De acordo com o jornal «O Mirante», os novos órgãos sociais da Associação Empresarial da Região de Santarém - Nersant, eleitos no dia 28 de Fevereiro, tomam posse no dia 30 de Março, a partir das 18h00, nas instalações da associação em Torres Novas. A partir dessa data, Salomé Rafael, representante da Escola Profissional do Vale do Tejo, assume as funções de presidente da direcção, que é ocupado por José Eduardo Carvalho há 18 anos.

A empresária de Salvaterra de Magos já integrava a equipa liderada por José Eduardo Carvalho desde 1996, primeiro na direcção do Núcleo Nersant do Sorraia, ascendendo em 2003 à vice-presidência da direcção da associação empresarial.

A cerimónia de tomada de posse decorre no auditório da associação em Torres Novas e conta com a presença do ministro da Economia, Vieira da Silva. Os novos órgãos sociais da Nersant foram eleitos para o triénio 2011-2013.
O PSD/Salvaterra congratula-se com esta eleição e deixa aqui os parabéns à empresária Salomé Rafael, desejando-lhe os mehores sucessos para o seu mandato.

terça-feira, 22 de março de 2011

REVISÃO DO PROGRAMA DO PSD

Sessão de apresentação da proposta de revisão do Programa do PSD
26 de Março às 15h00, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

A cerimónia conta com a presença do Presidente do Partido Social Democrata, Pedro Passos Coelho, e do militante n.º 1, Francisco Pinto Balsemão.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Enguiços nos caminhos da enguia...

Tive conhecimento hoje dia 21/03/2011, que este evento não se realizou.
Mas não é por esse facto que escrevo estas linhas. O que me choca pessoalmente - e o que deve envergonhar todos os habitantes deste concelho - é a falta de ética e de respeito com que esta Câmara, governada pelo BE, trata os seu concidadãos.


De facto o passeio não se realizou porque, segundo soube, só haviam oito inscrições. E - pasme-se! - ninguém da Câmara teve a a gentileza de pegar num telefone e avisar os inscritos de que o certame não se realizava ( é que na ficha de inscrição tinham os contactos ); e não era gentileza era um dever. Foi mais cómodo tratar as pessoas como meras marionetas, aliás como é apanágio desta Câmara, e deixar que estas se deslocassem para o local da concentração, e batessem com o nariz na porta. Simplesmente vergonhoso.

Por estas e por outras temos o concelho que temos. Está na hora de desmascarar e dizer aos Salvaterrenses que há alternativa credível a esta gente, que em vez de governar só desgoverna.


O PSD concelhio é alternativa, Porque ama o seu concelho, quer torná-lo atractivo, sem hipocrisias e sem mentiras.

Manuel Nunes

domingo, 20 de março de 2011

REFLECTIR POLITICAMENTE (1)

REFLECTIR... POLITICAMENTE (1)


Muitas vezes, a actividade político-partidária resume-se a um exercício cansativo e fastidioso de má-língua. Há quem ache que faz tudo bem e há quem ache que está tudo mal! E se é grande a responsabilidade de quem governa, não deixa, igualmente, de ser grande a responsabilidade de quem está na oposição.

Ser oposição não é só ser «do contra». Para ser «do contra» basta falar contra; para ser oposição é preciso tomar posição - assumir posição definida, clara sobre os temas que fazem parte da agenda política.

O PSD toma posição... e isso faz de nós A ALTERNATIVA.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ana Cristina Ribeiro, uma mulher de sorte

Em declarações ao jornal «O Mirante», na sua edição online de hoje, a Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra disse que assume que faz o que gosta e que não encontrou obstáculos especiais pelo facto de ser mulher. Diz até que a condição feminina pode ter ajudado. Ana Cristina Ribeiro confessa-se uma “mulher de sorte” e admite que no processo de decisão nem sempre as coisas correm bem. “Uma vezes decidimos bem e noutras nem tanto. Mas devemos ter coragem de assumir o que vamos fazendo”.

«Uma mulher de sorte»?! Pois é... a autarca tem SORTE em ter este concelho e este concelho tem AZAR em ter esta autarca. E a sorte que tem está directamente relacionada com a oposição que não tem! E quando o executivo não tem oposição, o concelho não tem alternativa!


Mas a sorte acabou...

quinta-feira, 17 de março de 2011

BASTA, Salvaterra!!!

De acordo com o jornal «O Mirante», apenas cinco municípios da região informaram as Finanças que vão devolver aos munícipes uma parte do IRS (Imposto sobre os Rendimentos Singulares) numa percentagem que vai de 0,50 a um por cento da taxa que é destinada aos municípios num total de cinco por cento.

Trata-se das câmaras de Abrantes e Vila Nova da Barquinha que abdicam de 0,50 por cento e Almeirim, Cartaxo e Torres Novas que deixam de receber um por cento para o dar aos seus residentes.

Tendo em atenção a crise que afecta as famílias e a elevada taxa de desemprego que assola este município (o dobro da média nacional) não era razão para o executivo dar um sinal diferente??? Por estas e por outras se vê que os habitantes do concelho de Salvaterra de Magos continuam a ser roubados, mal tratados, desrespeitados por um executivo sombrio e egoísta, sem sensibilidade social. BASTA, Salvaterra!
Luís Melancia

segunda-feira, 14 de março de 2011

Só fazem é discutir

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=44063&idSeccao=423&Action=noticia

...e a julgar por esta notícia, continua a guerrilha, a picardia, o despique, a acusação entre o PS e o BE. E quem sofre é o concelho e os munícipes. «É uma inspeção de rotina», diz o executivo; «não é nada», diz o PS. E assim continuam a discutir.

O PSD acha que já chega de tanta gritaria. O executivo que trabalhe, que se concentre nas reias necessidades do concelho... e o PS que faça o que faz bem: que se queixe de tudo e de nada (a julgar pelo que publicam, dira que acham que o executivo faz tudo mal e eles fariam tudo bem...), mas que a participação dessas forças no processo político nao seja um exercício de mero egoismo.

Salvaterra merece mais; precisa de mais!

terça-feira, 1 de março de 2011

DESEMPREGO: O FRACASSO DO PS E DO BE...

O PSD sabe que o desemprego é o problema mais grave que o concelho enfrenta neste momento.

Infelizmente, de acordo com o último boletim mensal de estatísticas mensais do I.E.F.P. (Janeiro de 2011), o número de desempregados do concelho de Salvaterra de Magos subiu para 1.730 cidadãos (em Dezembro de 2010 já eram 1.678).

Os dados do desemprego provam o fracasso do governo PS no país e do bloco de esquerda na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

Mas não estamos condenados a ser um dos concelhos com maior taxa de desemprego do distrito. Existe alternativa, existe um PSD em Salvaterra de Magos motivado em fazer diferente, capaz de fazer melhor.