sábado, 19 de dezembro de 2009

Falta de democracia?!

«Falta de democracia». É assim que, na última Assembleia Municipal, o BE interpretou o facto de não ter conseguido fazer-se eleger para tomar conta da Mesa da Assembleia Municipal. E disseram que a culpa foi a falta de democracia.

Para o BE, a falta de democracia vem da oposição que se entendeu entre si para democraticamente, às claras e numa votação perfeitamente transparente, conseguir ficar com a Mesa da Assembleia. Com a coligação PSD/PS e com a abstenção da CDU, ficaram garantidos os votos suficientes para impedir que o BE ficasse com a Mesa.

Mas que fazer? O povo decidiu, novamente, não confiar a maioria absoluta ao BE, deixando a decisão da constituição da Mesa nas mãos dos deputados eleitos. E foi o que aconteceu, num processo totalmente transparente e de exercício democrático.

Depois veio a picardia: o BE a dizer que o PSD é incoerente porque condenou a coligação do seu militante com o candidato do BE à freguesia de Salvaterra mas foi, por outro lado, fazer uma coligação com o PS para a Mesa da Assembleia. «Dois pesos e duas medidas», clamam, reclamam e vociferam os queixosos!

Ora bem:
1. Basta não ser analfabeto político para perceber que uma coligação PSD/PS é uma coligação entre dois partidos muito mais próximos ideologicamente do que uma coligação entre o PSD e o BE. Esta seria uma coligação ideologicamente impossível: o PSD/Salvaterra não se coliga com Trostkistas-Leninistas, que de democracia nada têm a ensinar e muito têm a aprender.

2. Falta de democracia? O BE que olhe para a forma como fez a coligação em Salvaterra: à revelia, às escondidas, nas costas da liderança do PSD, aliciando secretamente, sem pudor nem ética, um militante que, por alguma razão, cedeu à sedução. Está bom de ver que no que diz respeito aos comportamentos políticos do PSD e do BE, a falta de respeito democrático, a falta de verdade, a falta de transparência – numa expressão: a «falta de democracia» não está deste lado.

1 comentário:

  1. Mais uma prova que o o partido está no terreno para dar cartas. Parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar