Dos 21 concelhos do distrito de Santarém, só seis concelhos tiveram um aumento de população entre 2001 e 2011. Um desses seis concelhos foi o concelho de Salvaterra de Magos. Desse seis concelhos, Salvaterra está em terceiro lugar no que diz repeito à taxa de crescimento da população.
Números: em 2001 tínhamos 20.161 eleitores; em 2011 temos 22.053. Um aumento de 1.892 pessoas, a que corresponde um aumento de 9,38%. Mas este valor é acompanhado por outro preocupante: somos o concelho da região com maior índice de envelhecimento da população.
Ora, é importante saber que este aumento da população se deve à deslocação de famílias que vieram de outros concelhos para residir neste. E vieram para residir, para consumir, para pagar impostos... numa frase: ao chegarem aqui, vieram para participar no desenvolvimento do concelho. Essas pessoas não são uma ameaça, não são inimigos, não são um perigo. Essas pessoas são parte de uma solução para o concelho. Mas, infelizmente, recordo-me de ouvir, numa reunião pública, um dos vereadores da Câmara Municipal referir-se a essas pessoas como «paraquedistas». Que vergonha, que falta de educação, que falta de visão estratégica para o concelho!!! E assim temos vivido entregues a gente que faz do concelho e das suas instituições a coutada dos seus interesses e egoísmos pessoais.
Mas que fique claro: este aumento da população não se deve a políticas sociais que incentivem a deslocação de pessoas; não se deve a medidas económicas que favoreçam o relançamento das economia local e consequente criação de emprego; não se deve a medidas no âmbito do apoio social que promovam a chegada de novos munícipes. Este aumento da população deve-se ao facto de as habitações serem mais económicas do que nos concelhos limítrofes ao de Lisboa. É um crescimento «APESAR DE» e não «POR CAUSA DE».
Mas vem aí o tempo da mudança! E o PSD convida ainda mais «para-quedistas» a vir! Todos são bem-vindos ao concelho de Salvaterra. A sua presença é importante, a sua participação é vital!
Já agora, temos 90 habitantes por Km2, uma área de 243.9 Km2 e temos três tipos de freguesias: 2 de tipo urbano, duas de tipo rural e 2 de tipo misto.
Luís Melancia