terça-feira, 27 de setembro de 2011

PARAQUEDISTAS EM SALVATERRA

Dos 21 concelhos do distrito de Santarém, só seis concelhos tiveram um aumento de população entre 2001 e 2011. Um desses seis concelhos foi o concelho de Salvaterra de Magos. Desse seis concelhos, Salvaterra está em terceiro lugar no que diz repeito à taxa de crescimento da população.



Números: em 2001 tínhamos 20.161 eleitores; em 2011 temos 22.053. Um aumento de 1.892 pessoas, a que corresponde um aumento de 9,38%. Mas este valor é acompanhado por outro preocupante: somos o concelho da região com maior índice de envelhecimento da população.



Ora, é importante saber que este aumento da população se deve à deslocação de famílias que vieram de outros concelhos para residir neste. E vieram para residir, para consumir, para pagar impostos... numa frase: ao chegarem aqui, vieram para participar no desenvolvimento do concelho. Essas pessoas não são uma ameaça, não são inimigos, não são um perigo. Essas pessoas são parte de uma solução para o concelho. Mas, infelizmente, recordo-me de ouvir, numa reunião pública, um dos vereadores da Câmara Municipal referir-se a essas pessoas como «paraquedistas». Que vergonha, que falta de educação, que falta de visão estratégica para o concelho!!! E assim temos vivido entregues a gente que faz do concelho e das suas instituições a coutada dos seus interesses e egoísmos pessoais.



Mas que fique claro: este aumento da população não se deve a políticas sociais que incentivem a deslocação de pessoas; não se deve a medidas económicas que favoreçam o relançamento das economia local e consequente criação de emprego; não se deve a medidas no âmbito do apoio social que promovam a chegada de novos munícipes. Este aumento da população deve-se ao facto de as habitações serem mais económicas do que nos concelhos limítrofes ao de Lisboa. É um crescimento «APESAR DE» e não «POR CAUSA DE».



Mas vem aí o tempo da mudança! E o PSD convida ainda mais «para-quedistas» a vir! Todos são bem-vindos ao concelho de Salvaterra. A sua presença é importante, a sua participação é vital!
Já agora, temos 90 habitantes por Km2, uma área de 243.9 Km2 e temos três tipos de freguesias: 2 de tipo urbano, duas de tipo rural e 2 de tipo misto.


Luís Melancia

17 comentários:

  1. Um dos visados fui eu, logo eu que tenho vertigens - não de saltar - mas sim do Bloco de Esquerda! Quando vim para cá, nunca me passou pela cabeça que de tantas Câmaras que há no País, tinha de ser logo esta a Vermelha, a única do BE. Bom, pelo menos já sou Para-quedista, só falta o avião para me levar bem alto, só falta o PSD fazer voar este Concelho rumo ao Sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Vem aí o tempo de mudança! Belo chavão, pena não passar disso mesmo!

    Um vereador da Câmara Municipal falou de paraquedistas, no final deste post também há a referencia a "paraquedistas" só não percebo a diferença destes para os referidos anteriormente!... mas haverá com toda a certeza!

    Ah...pois há uns tempos que nada vos ocorria dizer....e claro como solução para o concelho convém dizer algo...mas já agora com substancia!

    ResponderEliminar
  3. Olá Anabela, obrigado pela sua colaboração.
    1. Mudança não é chavão, é necessidade. Necessidade de mudar a herança que 35 anos de esquerda - do PS ao BE - deixaram ao concelho. Sabia que os protgonistas da esquerda fizeram deste o concelho menos desenvolvido da região?
    2. Não percebeu a piada... foi pena não ter lá chegado. Então nao percebeu que a utilização do termo parquedista, no final no post, foi para ironizar?! Acho que se percebe bem...!!!
    3. Temos mais para dizer... fique atenta ao que temos a dizer em Outubro em matéria de economia social. Mas sabe... temos outras coisas fazer. Não somos funcionários de um Partido, que vão sendo colocados de emprego em emprego à medida que somos dispensados ou nos extinguem o local de emprego.
    Obrigado; volte sempre.

    ResponderEliminar
  4. É o que dá ler frases soltas, ver as pessoas como peças soltas. Ou será mesmo falta de compreensão?!?!? Dra. Anabela, talvez um desenho para a próxima a possa elucidar melhor...

    ResponderEliminar
  5. Há coisas que efectivamente não percebo e dificilmente perceberei.....os louros têm essa dificuldade ;-))
    Não sei se sabe, vim para esta Freguesia/Concelho e já agora para dar continuidade à "piadinha", sou paraquedista...mas paraquedista que tenta fazer o melhor que sabe e pode pela terra onde vivo!
    Na minha opinião quem venha ou esteja "por bem" será sempre, sempre bem vindo, seja agregado, trabalhador, simpatizante...de um partido... ou simplesmente cidadão preocupado....sim porque nos temos que preocupar como cidadãos, fregueses e não como "cor politica" por sí só e sem sumo!

    Para que saiba estou e estarei sempre atenta e por isso vos respeito!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,
    Para a Mudança não ser um chavão, há um caminho a percorrer! Para além de um conjunto de frases feitas o que nos apresentam….mais do mesmo, juízos de valor, avaliações de carácter e julgamentos ordinários das pessoas! O que muda?

    Que diferença há entre o que acabaram de fazer no comentário anterior (que apesar de anónimo, está perfeitamente identificado) com o que tem sido feito nos últimos anos pela maioria que governa este concelho?

    Já tinha sido acusado de ser filho do Nini (filho do pai) de ser filho da Mena (lá está, filho da mãe), neto do Mário Antão (neto do avô, portanto), agora sou acusado de ter emprego! Pois muito bem, que seja isso tudo, filho do pai e da mãe, neto do avô e empregado! É porque o sou mesmo!!!

    Aqui começam as nossas diferenças, porque não andamos cá pela retórica das palavras, nem pela estética! Sim sou com muito orgulho funcionário do PS, desde 1999 (na JS, nas Fundações Antero Quental e José Fontana e agora na Federação Distrital de Santarém) pelo meio desempenhei as funções de Deputado à Assembleia da Republica (2005 a 2009) e exerci o cargo de Adjunto da Governadora Civil do Distrito de Santarém (2009 a 2011), é aqui que começam as diferenças, o desempenho e exercício de funções de representação das pessoas e da administração central não é um emprego (não acredito que tenha sido com essa visão que o Alírio Belchior aceitou ser candidato nas ultimas legislativas), é uma missão que aceitamos desempenhar e pela qual devemos contribuir com o nosso melhor empenho e capacidade de decisão em função e para quem representamos! Não é estética, não é retórica! Ver o exercício destas funções como um emprego, diz quase tudo sobre aquilo que nos diferencia na política, na participação, no exercício de uma plena e livre cidadania.

    Não são os cargos que fazem as pessoas, são as pessoas que fazem os cargos!! Política para mim é confronto de projectos e debate de ideias na constante busca pelas melhores soluções possíveis para a nossa sociedade. Política para mim é estar e querer estar do lado das soluções, não é estar no sound-byte no mediatismo e imediatismo de uma qualquer provocação, muito menos quando ela é pessoal.

    Dou-lhe meia dúzias de exemplos, até para separar o trigo do joio! Porque há companheiros e companheiros!! Estar do lado das soluções, das melhores soluções é contribuir para os consensos necessários para que a estabilidade governativa seja um valor fundamental para tomar decisões, foi assim em 2005 nas Juntas de Freguesia de Muge, Granho e Salvaterra de Magos, foi assim em 2005 que o PSD teve um seu representante no exercício das funções de Presidente da Assembleia Municipal, foi assim em 2009 na Junta de Marinhais e na Assembleia Municipal, que agora é presidida por um camarada meu, mas onde companheiros seus exercem as mais variadas representações do órgão externamente, foi assim…chegando a consensos, procurando aquilo que nos une e não evidenciando o que nos separa! A política não pode ser ofensas gratuitas, avaliações e julgamentos pessoais. Há um bem comum, com especial destaque na politica autárquica, que são as pessoas, esta proximidade entre eleitos e eleitores que tem tradução literal no dia-a-dia de cada um de nós!!

    Venham lá os projectos para confronto, as ideias para debate! Para isso contaram sempre comigo, agora se mudar para vós é apenas trocar as moscas e a qualidade do balde….estamos conversados!

    Nuno Mário Antão
    (até aqui somos diferentes! Nunca me refugiei atrás do anonimato, ainda que ele seja apenas virtual)

    ResponderEliminar
  7. Olá Anabela. Vejo que continua a não perceber!
    A utiliação do termo «parquedista» não tem e nunca teve a Anabela como destinatária. Quando foi proferido - o termo - foi numa reunião pública e não foi para si... foi para mim e outro amigo, depois de uma intervenção minha, da qual os «donos do concelho» não gostaram.

    Depois, ao utilizá-la no final do meu «post», era, repito, para ironizar com a utilização feita pelo tal indivíduo na dita reunião. Não perebo por queb razão chamaria a si esse facto... Não percebo. Mas claro.. toda a gente é bem-vinda e a julgar pela sua reacção, acho que entende e aceita a indignação que senti.

    Já agora, este assunto da utilização do termo «paraquedista» vem por conta deste estudo político-sociológico que acaba de sair. É um tema de extrema actualidade, o qual, quem quer verdadeiramente renovar o concelho, vai ter de entender.
    Obrigado, de novo.
    Luís Melancia

    ResponderEliminar
  8. Olá Mário Nuno Antão.
    Começo pelo fim: nunca me escondo atrás de anonimato - tudo o que escrevo traz o meu nome. E quando não vem logo no início - como no caso destes comentários que não consigo certificar por erro informático - assino no fim. Não uso anonimato, não manobro nos bastodores, não instigo pela calada... e dou o peito - sempre!!! - às balas.

    O amigo sentiu-se... fez bem. «Qem não se sente não é filho de boa gente».

    O seu comentário - sempre bem-vindo, creia - faz-me ter de dizer que:

    1. O Nuno parece querer diabolizar ESTE PSD comparativamente ao outro de pessoas cordatas com o qual o PS gostava de colaborar. Pois... temos pena. O PSD nunca aspirou a muito... e acredito que o PS gostasse de um PSD «low profile» e sem ambição. Era bom para o PS... mas acabou. O PSD vai disputar com o PS a liderança deste concelho.

    2. E vai ter de admitir a minha opinião: sou da opinião que o seu percurso político tem sido feito à custa de lugares de emprego que tem tido no Partido. É bom? Não sei... há resultados eleitorais dos quais se podem tirar ilações.

    3. Retórica e estética? O tempo dirá. Para já digo-lhe que vivo na terra do meu avô, na terra do meu pai e eu, como ribatejano, gosto daqui e vou aqui dar o meu melhor. E vivo SEM os cargos ou empregos partidários. Não tenho o seu percurso partidário e ainda bem; se o tivesse eu sentir-me-ia muito desconfortável. Estou aqui por amor!

    3. Para nós «mudar» é só mudar as moscas??? Olhe a linguagem! Olhe que eu também sei ir por aí. E se eu for por aí - por onde o Nuno está a ir - e lhe disser que é preciso duas coisas: mudar as moscas - é bem verdade - e limpar a porcaria aqui feita e da qual o seu partido também é responsável?
    Sabe o que dizia o Eça acerca do tema??? Leia, leia...
    Cumprimentos.
    Luís Melancia

    ResponderEliminar
  9. Não vou relevar mais os comentários, avaliações e juízos pessoais! Há resultados eleitorais dos quais se podem tirar ilações!

    Quero-lhe apenas dizer que não há para mim este PSD ou outro PSD, aliais os tempos em que os consensos foram obtidos respondem a isso (recordo-lhe apenas os anos, 2005 e 2009).

    Venham lá os projectos para confronto, as ideias para debate! Para isso contam sempre comigo

    Um abraço
    Nuno Mário Antão

    (e para sermos totalmente rigorosos, o comentário a que eu me tinha referido não está assinado, mas como disse é um anonimato perfeitamente identificado)

    ResponderEliminar
  10. e já agora, se estrutura o pensamento tendo-me com adversário, permita-me um conselho...não é por ai o caminho! ;-) :)

    Nuno

    ResponderEliminar
  11. Caro Nuno Antão, acabo aqui os comentários fulanizados mas, ao ler de novo a sua resposta, há aí uma confusão que o Nuno faz, a qual tem de ser entendida.

    Se faz essa confusão de forma premeditada e propositada, tudo bem: é a sua forma de argumentar polticamente. Se a faz de forma cândida, aí a coisa piora, porque denota uma deficência na compreeensão do processo e cargos políticos.

    Explico-me: quando diz, «o desempenho e exercício de funções de representação das pessoas e da administração central não é um emprego (não acredito que tenha sido com essa visão que o Alírio Belchior aceitou ser candidato nas ultimas legislativas), é uma missão que aceitamos desempenhar e pela qual devemos contribuir com o nosso melhor empenho e capacidade de decisão em função e para quem representamos!»,

    Quando diz isto, está a fazer uma confusão admirável. É que o Alírio Belchior foi o candidato que mereceu a minha confiança - e a da minha CP - para se CANDIDATAR a eleições e à função de deputado. Isso sim...é cidadania! Foi a votos, fui à luta! Isto na política não é tudo «igual ao litro»! Nesta circunstância,o Nuno não se pode comparar ao Alírio: desta vez o Nuno não se candidatou a coisa nenhuma! O Alírio foi CANDIDATO, o Nuno foi... NOMEADO para um cargo de mera confiança política!Terá o seu valor, como é obvio, mas tanto o cargo de G.C., que o PSD acaba de extinguir, como os adjuntos e assessores...é tudo por nomeação.Quer que lhe recorde a escandaleira que foi a nomeação que o Sócrates fez de 5 GC do PS que foram para o lugar como compensação por terem perdido a eleição para a AR? (Sanfona incluída...)

    Por isso... e continuando a usar expressões suas, separe lá o trigo do joio.
    Um araço
    Luís Melancia

    ResponderEliminar
  12. Gosto de ver o PS por aqui! É sinal que estamos fortes e que é com o PSD que estão preocupados! Quanto ao badalado anónimo, é a escolha que fez ao comentar e tem esse direito, não sendo eu adepto de anonimato. Mas se sabem quem é essa pessoa, talvez me possam ajudar a mim num caso que tive há cerca de um ano ou mais, no qual apareciam no meu "lugar" certos comentários que nem me atrevo aqui a publicar. Se me pudessem ajudar, agradecia! Lembrei-me agora, não é preciso porque também foram nessa altura identificados! Obrigado e já agora, se não aparecer em cima o meu nome, eu sou o Paulo Cadeiras.

    ResponderEliminar
  13. Como é bom ver aqui o Sr. Nuno! O PSD é mesmo grande para deixar estar aqui exposto o Currículo Vitae do Sr. Nuno, porque parece ser, pelo discurso do que fez e de onde vem etc etc. Até nisso se vê a nossa pluralidade, quando, deixamos escrever à vontade as pessoas que já nem sequer conseguem escrever no blogue criado mesmo para o PS de Salvaterra!!! Há coisas que não mudam mesmo! Olhe, hoje é mesmo só porque não me apetece identificar a minha pessoa, por isso, hoje sou mais um Anónimo a juntar ao anónimo de cima! Ressalvo, quem já não tem lugar num lugar, procura sempre noutro lugar...tipo cigarra! Ou será que me enganei na história?!?!?

    ResponderEliminar
  14. O rumo que a conversa tomou....por favor!

    Mas aceito a questão do desenho....mas atenção...não se esqueça que terá que ser anónimo! ;-)
    ...e voltarei sempre sim!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Dr. Luis Melancia,

    espero fazer-me entender...vejo por aqui, uma série de intenções:
    -novidade;
    -estratégia;
    -responsabilidade;
    -mudança;
    -renovação;
    -surpresa;
    -esperança;
    -imprevisibilidade;
    -politica por paixão... e muito mais...

    Isto não é o que todos queremos?...o que me falta ver e compreender é a forma como pressupõem fazer tudo isto!!

    Assim,na minha modesta opinião, deixarão de ser chavões e passarão a ser acções concretas, formas de fazer!...e não apenas um conjunto de intenções!

    ResponderEliminar
  16. Olá Anabela. Um renovado obrigado pelo seu comentário. Eu lamento - lamento profundamente - todas as participações anónimas! Não gosto de quem dá à língua mas não dá a cara. Para si, que diz o que pensa de forma transparente, os meus cumprimentos. Quanto ao resto... quanto às provocações anónimas... olhe, é a vida. E se aparece «anónimo» no início do meu comentário, é porque há aqui um erro de configuração que não me deixa publicar com a minha identificação gmail. Mas assino fim... :)
    Luís Melancia

    ResponderEliminar
  17. Olá Anabela. Referindo-me ao seu comentário sobre as nossas intenções, dir-lhe-ia que sim, que algumas delas já têm tradução prática no terreno.
    Imprevisibilidade - mas alguém esperava que o PSD se levantasse depois dos desaires anteriores?O normal seria o PSD entrar em estado de hibernação até 3 meses antes das eleições de 2013. E depois aparecer vazio, anémico, fraco, vencido antes de começar. Mas não... garanto-lhe que o PSD está a fazer diferente. Era imprevisívrl termos juventude partidária organizada e hoje somos o único partido do concelho com juventude organizada!Era imprevisível o PSD subir a votação no concelho e nas ultimas eleições fomos o Partido com mais crescimento eleitoral. Nestas leghislativas subimos 65% relativamente às últimas legislativas. Como escrevi, somos imprevisíveis.
    2. Novidade. Olhe Anabela, esta semana a minha comissão política e eu visitamos IPSS's e temos um caderno de novas propostas a apresentar em Outubro no domínio da economia social no concelho. É novidade o facto de nos terem dito que NUNCA ninguém da política lá aparece... e que fizemos o que ninguém faz! Bem, estou a falar demais.. :)
    Mas olhe, poderia abordar, com segurança,cada uma das suas questões. Prefiro que as veja respondidas no terreno. E vai ver. E não seria justo pedir que o PSD lhe antecipasse tudo o que estamos a construir...
    Luís Melancia

    ResponderEliminar