sábado, 27 de março de 2010

A geometria política de Passos Coelho

Do ponto de vista sociológico, a arrumação partidária que resulta desta eleição – com uma vitória tão expressiva a partir das bases, 61% – poderá fazer de Passos Coelho o novo ocupante e representante do espaço sociológico até agora ocupado por Santana Lopes. Isto é, Santana Lopes, que sempre foi visto como o representante das bases, do tal PPD, pode ter perdido agora esse estatuto para Passos Coelho. E isso pode trazer uma nova configuração e um novo equilíbrio de forças dentro do PSD. Ao que tudo indica, Passos Coelho conseguiu reunir, desta vez, os dois terços que há dois anos ficaram divididos ente ele e Santana. Rangel e Aguiar Branco ficaram, grosso modo, com o terço «e picos» que há dois anos ficou com Ferreira Leite.

E este é, indubitavelmente, um óptimo começo. E se, a esta implantação sociológica, Passos Coelho conseguir juntar um vigor ideológico (representado num bom programa político) e uma capacidade para promover coesão interna, então temos Primeiro-Ministro.


Mas atenção: este triângulo evolui ainda para um quadrado. Passos Coelho tem de conseguir falar ao centro - àquele eleitorado que anda de candeias às avessas com o PSD e tem andado ali pelo PS. E é preciso não esquecer que o duelo será, muito provavelmente, com António Costa (PS) e não com Sócrates. Não esqueçamos que também o PS vai obrigatoriamente renovar-se... e se o fizer com Costa, manter-se-á um PS de centro e não de esquerda.


Este é o quadrado de Passos Coelho: implantação sociológica, vigor ideológico, coesão interna e discurso ao centro.

Entretanto, a concelhia do PSD está também determinada a criar «momento político» e a ser determinante aqui no concelho.

E lembre-se: o PSD, em Salvaterra, é mais que oposição: é alternativa!!!


Luís Melancia

2 comentários:

  1. Foi uma vitória esperada e inesperada em termos de tanta percentagem.Passos Coelho tem agora de mostrar os 61% (PSD) no terreno e conquistar cerca de 20% ao que anda pelas zonas do PS, para aspirar a ser 1º Ministro. Espero que o consiga.
    Quanto à Concelhia, nada a dizer, está no terreno a trabalhar bem.

    ResponderEliminar
  2. Os militantes decidiram, de forma inequívoca, que Pedro Passos Coelho deveria conduzir o destino do PPD/PSD, espero e desejo que consiga a unanimidade dentro do partido e que se concentre em retirar os votos que se encontram do lado do PS.

    Viva a Social Democracia.

    ResponderEliminar