sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

GENEPSD em Salvaterra


No dia 26 de Janeiro, a concelhia de Salvaterra de Magos acolheu uma Assembleia Distrital do PSD no âmbito do GENEPSD, o projecto de revisão do programa do Partido. Vemos, neste evento distrital realizado em Salvaterra, um incentivo por parte da liderança distrital do Partido ao trabalho que esta comissão política do PSD/Salvaterra tem vindo a desenvolver.

O ano de 2010 foi um ano importante: foi o ano de renascimento e de início de um processo de revitalização do PSD/Salvaterra. Agora vamos em frente... vamos para a frente... vamos à frente!

domingo, 23 de janeiro de 2011

PRESIDENCIAIS




O Prof. Cavaco Silva acaba de ser reeleito Presidente da República.

No concelho de SALVATERRA DE MAGOS essa vitória foi expressiva:

1. CAVACO SILVA, apoiado pelo PSD, PP e MEP, ganhou com 42,75%.
2. Manuel Alegre, apoiado pelo PS e BE, ficou-se pelos 23,24%
3. Fernando Nobre conseguiu arrecadar 15,60%
4. Francisco Lopes, 12,35%
5. José Coelho, 4,73%
6. Defensor Moura, 1,32%


Várias leituras podem ser esboçadas.


1. Importa sublinhar que o candidato apoiado pelo PSD, pelo PP e pelo MEP mereceu, por parte dos eleitores do concelho de Salvaterra, o voto favorável.


2. Que está declínio, aqui em Salvaterra, o apoio partidário à esquerda e aos candidatos que a esquerda apoia.


3. Que não é dado adquirido que o concelho vota sempre à esquerda e em políticos de esquerda; Cavaco Silva, votado pelos nossos cidadãos, é um político de direita.
PSD: Mais que oposição, a alternativa!



sábado, 22 de janeiro de 2011

Assembleia Distrital do PSD de Santarém em SALVATERRA

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, e enquadrada nas iniciativas promovidas pela Comissão Política Nacional do PSD, através do GENEPSD Revisão do Programa, convoca-se uma sessão extraordinária da Assembleia Distrital do PSD de Santarém, para reunir no próximo dia 26 de Janeiro (Quarta-feira), pelas 21h00m, no auditório da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Rua dos Heróis de Chaves - nº 4) no centro da vila de Salvaterra de Magos, com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS

• Ponto Único:
Revisão do Programa do PSD
“A economia ao serviço das pessoas”

Participam Dr. António Carrapatoso e Eng. António Paiva

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ALTERNATIVA

O conceito de alternância democrática é um conceito errado. O que está implícito no conceito é que o poder deve ser ocupado de forma alternada entre duas forças políticas. Tipo, «ora agora mandas tu, ora agora mando eu...». E essa prática traz para a política um problema de culinária: alimenta a tal guerra dos tachos!

O poder político, numa autarquia, não pode ser ocupado à vez.... como se algumas figuras, à espera há anos, estivessem alinhados em fila indiana a aguardar a sua vez para serem Presidentes de Câmara ou Vereadores. Ou outra coisa qualquer. E haverá até quem pense que aqui, em Salvaterra, vai ser assim: o partido que saiu para este entrar, vai agora entrar quando este sair!

O pior que nos poderia acontecer seria assitirmos a um tango político entre o par político que afinal nem é tão diferente entre si: até se juntou para apoiar o mesmo candidato às presidenciais!!!

Minhas amigas e meus amigos: Salvaterra não precisa de alternância democrática. Salvaterra necessita de alternativa democrática.

Qual é a diferença? É que alternância significa que entra um partido e sai outro - os mesmos de sempre, para ficar tudo na mesma. Alternativa é diferente: significa que, neste caso, pode entrar o partido que nunca lá esteve, para fazer o que nunca foi feito. E o PSD sabe fazer o que nunca foi feito na educação, na cultura, no desporto, na saúde, no urbanismo, na actividade económica...

Salvaterra não pode continuar a retroceder, a atrasar-se face aos concelhos limítrofes. Não pode continuar entregue às forças políticas que, à vez, foram afundando o concelho. As queixas vindas dos munícipes são muitas e a possibilidade de mudança virá. Mais dois quarteirões, duas esquinas dobradas e 2013 aparece à nossa frente. E o PSD está a preparar-se para ser a alternativa que vai refazer este concelho.

Impõe-se a alternativa; que se impeça a alternância.

Juntos, para reconstruir Salvaterra.
Um abraço do
Luís Melancia

sábado, 8 de janeiro de 2011

Salvaterra necessita...

“Qualquer cidade – em qualquer parte do mundo – pode melhorar sua qualidade de vida em menos de três anos. Isso é possível porque nem sempre a resposta vem com dinheiro publico, mas com ações coletivas. É importante ter decisão política, mas é fundamental a visão estratégica para promover uma mudança e fazer com que todas as forças da comunidade atuem a favor” (Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-Governador do Paraná, Brasil).

Visão estratégica! O que este concelho de Salvaterra de Magos necessita é de uma liderança visionária; uma liderança com visão estratégica. Quais são as características de uma visão estratégica?

1. Ver para além dos interesses eleitoralistas. As últimas eleições autárquicas em Salvaterra fizeram a credibilidade política bater no fundo. A dança política dos candidatos - esta troca de gente de esquerda a concorrer pela direita e gente de direita a concorrer pela esquerda mostrou que a defesa de um ideário foi para a gaveta: defendiam-se, antes, interesses eleitoraleiros. O PSD/Salvaterra de hoje está aqui para dizer que acabou essa forma despudorada de fazer política. Temos uma visão social-democrata para este concelho, que se traduz em propostas definidas do PSD para a educação, para o desporto, para a cultura, para a saúde, para o desenvolvimento económico, etc. E estamos a preparar um conjunto de líderes, com visão, que representam esses ideais.

2. Valorizar o capital humano. Os políticos tradicionais valorizam o capital material (os recursos financeiros e outros). Os políticos de visão valorizam o capita imaterial (as pessoas e a enorme fonte de recursos que elas representam). E não restam dúvidas que este executivo coloca, sistematicamente, as coisas à frente das pessoas! Por isso convidamos, daqui, todas as pessoas que se identificam com o centro-direita a participar no projecto de reconstrução de Salvatarra de Magos!!! Um político com visão vê um pessoa em cada eleitor e não um eleitor em cada pessoa. Todos os cidadãos que se identificam com a social democracria, todos, são bem-vindos a integrar uma verdadeira equipe de renovadores que têm a esperança de ver Salvaterra reconstruída. Este é um dos nossos motes: RECONSTRUIR SALVATERRA.


3. Manter clareza e estabilidade ideológica. Somos do PSD, do centro-direita, porque acreditamos que as políticas que desenvolveram este país no tempo dos governos de Cavaco Silva e Durão Barroso são as políticas que podem desenvolver este concelho. O problema com o concelho de Salvaterra é que foi, desde sempre, governado pela esquerda e pela ideologia política de esquerda - do PS ao BE. As políticas desenvolvidas pela esquerda trouxeram o concelho a esta triste realidade. Agora Salvaterra necessita fazer algo que nunca fez: dar a oportunidade ao PSD e a um líder com visão que implante e implemente o modelo social-democrata de desenvolvimento. E veremos o concelho nascer para novos níveis de desenvolvimento!


4. Acreditar. Não é possível ser um líder de visão sem acreditar. Nós, no PSD, acreditamos nas potencialidade deste concelho; infelizmente a esquerda não tem tido visão estratégica para as aproveitar. O turismo, a cultura - e outros sectores de actividade que podiam alavancar este concelho - têm sido estrangulados. Acreditamos na população e na sua enorme determinação em não aceitar a continuação deste estado de coisas. Acreditamos na juventude e na sua mobiliação para participarem activamente na reconstrução de Salvaterra. Não é por acaso que somos a única formação partidária com juventude organizada em Salvaterra...
Junte-se a nós!
Um abraço do
Luís Melancia
Presidente da CPS do PSD/Salvaterra