sábado, 26 de junho de 2010

Marinhais merece mais

Por exigência expressa do PSD na última reunião da Assembleia de Freguesia, a Junta de Freguesia de Marinhais começou agora a cumprir a Lei: depois de 6 meses de ilegalidade, começou a realizar-se finalmente as reuniões públicas mensais da Junta de Freguesia de Marinhais.

É evidente que se o anterior executivo tivesse cumprido a Lei e realizado estas reuniões públicas, dificilmente teríamos hoje o «buraco financeiro» que temos, uma vez que a actividade da Junta teria sido muito mais escrutinada… O que o PSD estranha é o facto de o actual executivo parecer querer continuar as más práticas políticas que vinham de trás. O anterior executivo do Bloco de Esquerda não fez essas reuniões e o actual executivo de maioria Socialista ia pelo mesmo caminho.

Ora, esta reunião pública mensal da Junta de Freguesia é importante porque quem governa tem contas a dar, tem esclarecimentos a fazer, tem informações a prestar. E é também uma reunião importante para os eleitores: é nesta reunião que a população deve fazer perguntas, deve esperar respostas, deve apresentar propostas, deve participar.

Reuniões privadas, a Junta deve fazê-las quantas e quando quiser. Mas para haver a exigência legal de uma reunião pública, está de bom de ver que um dos objectivos dessa Lei é o de possibilitar a participação do público numa reunião do executivo! E é por essa razão que o PSD fica sem perceber o que levou o executivo a marcar a dita reunião para as… 16 horas de uma segunda-feira por mês!!!

Que fique claro: quem escolhe este horário não quer o público nas reuniões públicas e não quer ouvir nem responder às pessoas. Pior: parece querer afastá-las, excluí-las do privilégio e da responsabilidade da participação cívica, essa que é umas das grandes conquistas da democracia.

Não, não é assim que se faz e Marinhais merece mais. O nosso compromisso é que o PSD, que tudo fez para que estas reuniões viessem a acontecer, tudo fará para que elas se realizem quando devem ser: em horário que possibilite realmente a participação pública. Pode contar com o PSD!

Luís Melancia
Presidente da Comissão Política do PSD/Salvaterra

Sem comentários:

Enviar um comentário