sábado, 26 de junho de 2010

Novos meios....o mesmo fim

Em meados do século XVIII, um editor parisiense encomendou ao escritor Denis Diderot uma obra que recolhesse todo o saber relevante do seu tempo. Assim, ao longo de 26 anos surgiram 28 volumes da Enciclopédia Francesa, escritos pelos intelectuais mais valiosos da época: uns 160 autores entre os quais se encontravam Voltaire, Rousseau e Montesquieu.

Esses volumes incluíam mais de setenta mil artigos e quase três mil ilustrações. Poucos anos depois de publicados, aconteceu a Revolução Francesa e o «Ancien Régime» foi liquidado. Ainda que seja impossível de demonstrar, os dois factos têm uma relação iniludível. Apesar de essa revolução - a Revoluçao Francesa (1789) - ter mudado a face político-social do ocidente, a guilhotina do velho regime não tardou em começar a funcionar.

A enciclopédia de hoje é a Internet. Os artigos, os autores, os temas publicados por dia são, sem dívida aos milhões. Basta aceder a um motor de busca para ficarmos, numa fracção de segundo, ligados a tudo o que se escreve sobre tudo o que existe.

A nossa experiência aqui no blog do PSD é que o espírito da guilhotina, contudo, ainda não ficou resolvido. Colocamos um artigo mais incisivo, que incomode interesses instalados e seus ocupantes e lá estamos nós a ouvir «cobras e lagartos», invectivas, ofensas, ameaças e outras coisas que tais. Gente que, se tiver uma oportunidade, não se ensaia para chegar a «vias de facto», só p’ra não dizer pior. Infelizmente, percebo muito bem aquelas pessoas que sentem necessidade de segurança pessoal...

Alguns, quando lhes falta a competência e a sua mediocridade política é exposta, refugiam-se na agressão, na ofensa grosseira e no ataque sob anonimato. Schopenhauer chamava-lhes «velhacos» e «cobardes». São verdugos do cadafalso, que ainda não perceberam que estão a montar a sua própria forca.

Os enciclopedistas provocaram a Revolução Francesa; hoje, os meios de comunicação continuam a ser o (contra) poder que pode desmontar e ajudar a derrotar qualquer regime antigo, como este da esquerda política - PS e BE - que há mais de 30 anos trazem Salvaterra para o fundo.

A propósito, não deixe de ouvir o nosso programa de opinião política, na rádio 89.1 FM (Lezíria), de quarta a sábado, logo depois das 18:30h. Ou na net em www.radio89fm.net

PSD: Vamos em frente…vamos à frente!

E garanto-lhe: ainda vai se bom viver em Salvaterra...você vai ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário