terça-feira, 22 de junho de 2010

Um concelho cada vez mais adidado

Em declarações ao jornal O Mirante, a Exma. Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos refere que "(...) as medidas de contenção previstas no Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) do Governo já se fazem sentir na Câmara de Salvaterra de Magos (...) e que "(...) a autarquia vai ver o seu orçamento anual reduzido em aproximadamente 220 mil euros em 2010.".

Depois, refere que "(...)Temos que tomar decisões a curto e médio prazo. Neste momento, estamos a rever e ponderar se mantemos todos os projectos candidatados ao QREN com a mesma taxa de financiamento.". Refere ainda que já está "(...) a rever e ponderar se mantemos todos os projectos candidatados ao QREN com a mesma taxa de financiamento (...)" e que "(...) vamos ter que aguardar por melhores dias para concretizarmos os projectos.".

E que projectos são esses?

São os três centros escolares inúmeras vezes prometidos e sucessivamente adiados (Salvaterra de Magos, Marinhais e Foros de Salvaterra), a requalificação do Rossio de Muge e a readaptação de construção para o complexo mesolítico de Muge.

Quer isto assim dizer que, muito provavelmente, não teremos os centros escolares prontos em 2012 (cfr. previsto nas Grandes Opções do Plano de 2010 da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos).

Mas, em contrapartida, a Exma. Presidente da Câmara afirma que se mantém o projecto de "(...) colocação de equipamentos para produção de energias renováveis alternativas em alguns edifícios municipais.".

O PSD não concorda com esta hierarquia de prioridades. Na nossa opinião, os centros escolares são inadiáveis. Se havia que fazer cortes na despesa que fosse nas despesas correntes da Câmara ou, em alternativa, na instalação dos referidos equipamentos de produção de energias renováveis nos edifícios municipais.

O estado de degradação dos estabelecimentos de ensino no nosso concelho (algumas crianças têm aulas em contentores), consequência da ausência de um modelo eficaz de financiamento e de programas continuados de conservação e de manutenção dos espaços escolares, já não permite formar convenientemente os jovens do nosso concelho.

Será que este executivo sabe que Salvaterra tem um taxa de analfabetismo duas vezes superior à média nacional? E se sabe, importa-se com isso? O que nos parece é que com esta Câmara Municipal, Salvaterra de Magos é um concelho adiado!


Por isso o PSD/Salvaterra é mais que oposição: é alternativa.

2 comentários:

  1. Será que ainda se pode meter no IRS as despesas com equipamento de energias renováveis? Talvez seja por isso que antes querem ter água quente do que as crianças tenham a mente quente com ideias, num ensino melhorado, renovado em novas instalações.

    ResponderEliminar
  2. REalmente não se compreende as prioridades que este executivo camarário faz.
    Umas lições sobre prioridades não lhes fazia nada mal.
    Como é que no novo centro escolar de Salvaterra de Magos, as obras do 2º e 3º ciclo estão quase concluídas (referentes ao Ministério da Educação) e as obras do 1º ciclo e pré-ecolar (que são referentes à Câmara Municipal) ainda nem sequer começaram?

    ResponderEliminar